Dica minha #1

31/12/2016 0 Maçãs
Ora então, lá passou mais um ano. Hoje vamos ter direito a mais um segundo do que os habituais num só dia e, depois, quando dermos por nós, já vamos estar em 2017. Uns dez minutinhos de foguetes e fogo-de-artifício, umas quantas passas comidas... Nada de muito diferente dos outros anos, portanto. 😜

Passada então esta emoção toda das festas e de algum descanso e convívio com a família, regressemos à outra emoção que ocupa a nossa existência estudantil. Uns regressam à rotina, outros preparam-se para a época de exames e, sendo assim, nunca é demais reforçar algumas ideias e dicas para nos mantermos concentrados nas nossas tarefas e, simultaneamente, conseguirmos lidar com as possíveis distrações.

Para começar, deixo-vos uma dica muito simples no que toca à utilização do computador por motivos académicos...

🔔 Utilizar o Modo de Ecrã Inteiro


Permite um maior foco na área de trabalho, uma vez que oculta a barra de tarefas do computador (onde os restantes programas abertos, a área de notificações ou até as próprias horas podem ser grandes distrações) e, no caso do browser, também oculta os restantes separadores abertos (abas abertas com o facebook ou o gmail costumam mostrar o número de mensagens novas - o modo de ecrã inteiro "esconde" todas estas informações).

Vou partilhar aqui apenas as estratégias que me parecem mais eficazes de ativação deste modo (nomeadamente, atalhos de teclado). Contudo, acedendo aos menus de qualquer um destes programas também é possível proceder a essa ativação.


No browser (p. ex. Chrome, Firefox, Opera, Internet Explorer):



Atalho de teclado comum para alternar entre o modo normal e o modo de ecrã inteiro: pressionar a tecla F11.

Atenção! Esta funcionalidade ainda não está disponível no Microsoft Edge (v.38.14393.0.0).


No Adobe Acrobat Reader DC:



Atalho de teclado para alternar entre o modo normal e o modo de ecrã inteiro: usar a combinação de teclas CTRL+L.  Resultado: a página é apresentada na sua totalidade.

Para ajustar a visualização, podem ser utilizadas as seguintes combinações de teclas:

🔹 CTRL+0: aumenta o zoom.

🔹 CTRL+1: diminui o zoom.

🔹 CTRL+2: ajusta horizontalmente.

🔹 CTRL+3: ajusta a leitura/visibilidade (i. e. a página é ajustada até ao ponto máximo em que ainda seja possível visualizar todo o conteúdo horizontalmente, cortando as margens)

🔹 CTRL+4: reajusta o documento para melhorar a leitura.

🔹 CTRL+Y: surge a caixa de escolha específica do zoom.




Atenção! Aconselho começar com as combinações  CTRL+L   CTRL+2. Os restantes ajustes podem ser efetuados posteriormente.

Qualquer dúvida que tenham, não hesitem em perguntar-me nos comentários.😊

0 Maçãs:

Enviar um comentário

Olá! Obrigada pelo teu comentário no Pomarão. :)