Clonagem

09/02/2012 0 Maçãs
Ena... tantos animais!

Hoje apresentei, em Português, um trabalho sobre a clonagem. O objetivo era apresentar um tema à turma, de entre uma pequena lista que incluía temas como o terrorismo, a amnistia, o canibalismo, a legalização das drogas, o aborto, as guerras religiosas, etc...

Para mim foi muito fácil escolher. Afinal, este tema era o único em que me conseguia imaginar a dar a minha opinião sobre ele em frente à turma. Sim, porque por muito que nos digam que devemos ter a mente aberta e respeitar as opiniões uns dos outros, às vezes isso pode não ser assim tão fácil, principalmente quando se trata de temas recorrentes e polémicos como estes.

Pensando bem, se até os adultos se "pegam" por causa deste tipo de discussões (quantas vezes é que já vimos situações destas ocorrerem naqueles famosos jantares de família?), como é que nós também não nos havemos de sentir amedrontados quando somos obrigados a dar uma opinião destas?

Enfim, o que vale é que eu escolhi a clonagem. Porque já falamos na aula de Ciências Naturais, porque até é um tema que me interessa bastante, e porque achei que me sentiria mais à vontade com este tema do que com qualquer um dos outros. E foi, de facto, o que aconteceu.

Sei que fui contra os princípios de muitos dos meus colegas e amigos. Também sei que muitos podem ter ficado um pouco chocados com aquilo que afirmei, mas tudo isso faz parte, certo? Fiquei surpreendida com a atitude que todos tiveram durante a apresentação; caladinhos, muitos sossegados, só um ou outro a abanar a cabeça em sinal de aprovação, e... surpresa. Muita surpresa. Muitos olhares desconfiados, como quem "Mas' o quê qu' esta está para aqui a dizer?".

Tudo o que sei é que dei a minha opinião. Pensei muito sobre o que é que ia dizer, e como o fazer da maneira mais correta. Se a memória não me falha, todos os outros colegas que apresentaram o mesmo tema tinham uma opinião contrária à minha, o que tornou ainda mais difícil para mim explicar-lhes o porquê da minha escolha.

Será que usei os argumentos certos, será que exagerei na minha opinião? Não sei. Só sei que é duro dar a nossa opinião quando se trata de um tema polémico.

0 Maçãs:

Enviar um comentário

Olá! Obrigada pelo teu comentário no Pomarão. :)