«Place de Grève»

24/11/2011 3 Maçãs

Olá a todos!

Pois é, hoje foi dia de Greve, mais concretamente, dia de Greve Geral! Ora espreitem lá aqui a definição das duas expressões que acabei de referir:

«Greve, s.f. (gal.) interrupção voluntária e coletiva de atividades ou funções, por parte de trabalhadores ou estudantes, como forma de protesto ou de reivindicação; [...] greve geral: paralisação concertada de atividades a nível nacional, em protesto contra determinadas políticas governamentais ou institucionais.» in. Priberam (adaptado)

Então, já ficaram mais esclarecidos? Que bom! Vou então falar-vos um bocadinho das origens desta palavra.... greve...

A palavra greve tem origem no francês grève, que por sua vez tem origem na palavra gaulesa gravo (areia, cascalho), o que vai dar à expressão “praia de areia”. Ora, em Paris, numa margem do Rio Sena, existia uma praça com o nome de Place de Grève (a praça foi construída sobre uma pequena praia, daí a relação), cujo nome nos dias de hoje é Place de l'Hôtel-de-Ville. Era nessa praça que os operários desempregados e os operários insatisfeitos com as condições de trabalho se reuniam para tentar arranjar um emprego que lhes agradasse. Assim, se os patrões quisessem que os empregados regressassem ao trabalho, tinham de lhes oferecer melhores condições, pois caso tal não acontecesse os trabalhadores poderiam ser contratados pelos outros concorrentes.

E pronto, foi assim que surgiu a expressão "fazer greve", que ainda é utilizada nos dias de hoje!

Fontes:

Ah, já agora, queria voltar a agradecer-vos pelas vossas participações no questionário sobre Segurança Rodoviária! Só falta uma pessoa preencher e ficamos com esta parte do trabalho concluído! Aqui fica o endereço mais uma vez para quem ainda não preencheu:

Editado (25/11/2011, 16:45)
Obrigada a todos pela vossa colaboração no questinário, eu e a minha colega já temos todos os dados que necessitamos para o trabalho!

...

Espero que tenham gostado e até à próxima!

3 Maçãs

  1. Olá Madalena! Gostava de te fazer uma pequena pergunta.. poderias-me explicar como adicionaste o botão de "ler mais" a algumas mensagens do Pormarão? Era bom se respondesses, tenho um trabalho da escola que perciso disso! Obrigado :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Gonçalo! Espreita o teu email :)

    Beijinhos, Madalena

    ResponderEliminar

Olá! Obrigada pelo teu comentário no Pomarão. :)