Regresso às Aulas #1

01/09/2011 6 Maçãs

Regresso às Aulas

Olá a todos! É verdade, malta, já estamos em Setembro. É hora de terminar começar os preparativos para... as aulas, pois claro! Nem dá para acreditar que estamos a menos de quinze dias de terminarem as férias, não é assim? Para mim é, por isso suponho que também seja para vocês, ehehehe!

Enfim... Até já estou a imaginar tudo...

No primeiro dia, recebemos as nossas cadernetas, com a respectiva capa, o regulamento da escola (se ainda houver papel para o imprimir, senão vem por email), as passwords de tudo e mais alguma coisa, etc... sem esquecer, é claro, o nosso horário!

Logo no dia seguinte, se ainda não conhecermos os professores e já tivermos comprado e arranjado o nosso material como alunos bem comportados e independentes que somos, vamos descobrir que comprámos o caderno errado, porque afinal a professora queria era um dossier daqueles fininhos onde podemos colocar as recargas de papel pautado ou quadriculado e onde podemos colocar todas as fichas dadas na aula. Moral da história: se não queremos contrariar os professores logo na primeira aula, há que fazer-lhes a vontade e comprar o material correcto. Afinal, eles devem saber o que é melhor, certo?

Depois de passar a excitação de estarmos de volta à escola, descobrimos que temos de realizar a "seca" dos testes diagnósticos. Pois, "temos de avaliar as vossas capacidades" e etc e tal, e lá entramos nós no ano a fazer testes. Mesmo que não contem para nota.

E, tcharan, tcharan, chegaram as aulas propriamente ditas. Sim, é só matéria, e matéria, e matéria, e fichas, e fichas, e fichas, mas é assim mesmo. Ah, e de cada vez que vos apetecer refilar por terem tantas fichas para estudar e assim, pensem que seria muito pior se tivessem de passar tudo o que lá está escrito à mão. E acreditem que vos pode vai acontecer...

Claro que no meio disto tudo até já se esqueceram dos testes marcados logo no início do ano. Pois... bem me parecia. É que passado pouco mais de um mês desde que começaram as aulas, temos de fazer os testes de avaliação. E estes já contam para nota. Pronto, nada de andar a fazer maluquices e a estudar na véspera. Preparem-se com tempo, vão estudando todas as disciplinas sempre que possam, façam os trabalhos de casa... Acho que já ouviram o resto do sermão muitas vezes, por isso não vou precisar de repetir, não é?

Bom. Preparem-se, porque depois de darem mais matéria, e matéria, e matéria nas aulas, vão reparar que já estão no mês de Novembro. Este mês não vos diz nada? Sim, eu sei que tem um feriado (1 de Novembro), mas não é por isso. É que na segunda quinzena deste mês, voltam outra vez os testes de avaliação. E podem prolongar-se até Dezembro, por isso preparem-se e estudem bem, ouviram? Hum!

Mas não pensem que já se escaparam tão cedo! Ainda têm de preencher muita papelada, sobre a vossa auto-avaliação (tentem ser sinceros; é difícil, mas pode valer a pena), sobre a avaliação das actividades realizadas pela escola e nas quais estiveram envolvidos, etc...

E pronto, acho que é isso. Acabou o 1º Período. Claro que eu agora poderia continuar a escrever sobre a rotina dos restantes períodos, mas acho que não deve ser preciso. Não se esqueçam de que não podem desmotivar, tanto o empenho como a atenção são pontos muito importantes para a vossa avaliação! Ah, e já agora, ajuda a manter as notas (boas, em princípio!) que tiveram no 1º e 2º Períodos se não se desleixarem no último período... Lembrem-se de que a avaliação é contínua, o que significa que tudo aquilo que fizerem ao longo de todo o ano conta para a vossa avaliação final.

    Download   Download

Então, para vos ajudar a não se esquecerem de nenhuma avaliação ou dos testes marcados, aqui vos deixo um Calendário Escolar 2011/2012 que adaptei eu mesma do calendário do ano passado para vos ajudar. Como sei que nem todos podem gostar das mesmas cores, fiz duas versões: uma em tons alegres e outra em tons de rosa e verde. Os calendários são exactamente iguais, só as cores é que diferem.

Espero que tenham gostado!

6 Maçãs

  1. podiam colocar o calendário do ano lectivo 2012/2013

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que é mesmo ...

      Eliminar
    2. http://pomarao.blogspot.pt/2012/09/calendario-e-horario-escolares-2012-2013.html

      Eliminar
  2. podiam colocar o calendário do ano lectivo 2012/2013

    ResponderEliminar

Olá! Obrigada pelo teu comentário no Pomarão. :)