Novo Acordo Ortográfico

22/09/2011 0 Maçãs

É oficial. A partir deste ano letivo, todos os alunos devem começar a escrever segundo as normas do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Eu ainda não me habituei, de vez em quando ainda me escapa um ou outro "c" de "correção" ou um "p" de "adoção", por exemplo. Claro que é estranho escrever de maneira diferente (às vezes faz-me mesmo muita espécie!), mas, tal como a minha turma aprendeu hoje na aula de Português, desde 1911 que existe uma norma para a escrita.

Por acaso esta aula foi bastante divertida, uma vez que pudemos ler algumas das opiniões que escritores e jornalistas da época (início do século XX) tinham, nomeadamente que o "y" de "abysmo" dava uma noção de profundidade, escuridão e mistério (mysterio, aliás!) que "abismo" não dá, falando no sentido estético e psicológico, claro!

Outra das opiniões dizia que a palavra "phase" escrita "fase" não parecia uma palavra, mas sim um esqueleto! Ehehehe, rimo-nos tanto! E pensar que há um século atrás se diziam estas coisas, hem?

Pois é, ditas assim as coisas parece que a evolução das línguas vivas é algo bom, embora difícil. Afinal, a adaptação às inovações nunca foi fácil, porque é que havia de ser agora?

Seja como for, é sempre bom aprender coisas novas, por isso, e já que eu tenho de treinar bastante, vou começar a tentar (tentar, está bem?) escrever com base no Novo Acordo Ortográfico, tal como os meios de comunicação e muitas outras pessoas já o fazem.

E pronto, acho que é isso que tenho para vos dizer hoje!

0 Maçãs:

Enviar um comentário

Olá! Obrigada pelo teu comentário no Pomarão. :)