7ºA - Turmas de Nível

11/09/2009 2 Maçãs
Não sei se já referi, mas na minha escola, no 7º ano, são criadas turmas de nível.

Eu não concordo, principalmente porque são separadas turmas que já vêm juntas desde o 1º Ciclo e algumas até da Pré-Primária. Além disso, não me parece que os professores possam progredir mais com os melhores alunos, uma vez que têm de seguir um programa que penso ser igual para todos.

Afinal, qual é a verdadeira vantagem das turmas de nível? É não termos de estar à espera que os outros alunos com mais dificuldades entendam os temas? Para mim, isso não é assim tão mau, pois pelo menos certifico-me de que não tenho dúvidas nas matérias.

Enfim, o que é certo é que as turmas de nível foram feitas e fiquei no 7ºA. Ainda bem que tenho mais três amigos meus que já vinham do 6º ano comigo, entre eles a minha melhor amiga que já anda comigo desde a Pré-Primária. Além disso tive a sorte de ficar com colegas que conheço mais ou menos, nem que seja de nome ou de cara. Todos eles bons alunos, claro! Mas estou cheia de pena de não ficar com todos os meus outros amigos, de quem vou ter muitas saudades...

Bem, será que me vou safar desta?

2 Maçãs

  1. Tens toda a razão, eu também discordo plenamente desse tipo de critérios para a formação de turmas e no teu lugar também ficava sentida. Contudo, como tens de aprender a dar a volta à situação, hás-de arranjar coisas positivas, mesmo que agora não sejam visíveis. Como alguém dizia, antigamente: há males que vêm por bem...
    Um beijo, Rititi

    ResponderEliminar
  2. Sempre que mudaste de nível de ensino, o teu grupo turma mudou: alguns colegas ficaram ainda a terminar o ciclo anterior, outros mudaram de escola...
    Agora começaste um novo ciclo.
    Já te imaginaste numa turma onde em 90 minutos de Ciências o professor, apenas conseguia ensinar a estrutura de um vulcão, porque o restante tempo tinha sido gasto a mandar calar os alunos desinteressados? Que seca!!!
    Além disso, os verdadeiros amigos continuam muito amigos mesmo quando estão separados e tens a oportunidade de arranjar novos amigos, tal como certamente aconteceu quando integraste uma nova turma no 5º ano.
    Jinhos

    ResponderEliminar

Olá! Obrigada pelo teu comentário no Pomarão. :)